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 Paralisação

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4 participantes
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Cláudia Piccinini




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MensagemAssunto: Paralisação   Paralisação Icon_minipostedQua Jul 23, 2008 3:46 pm

Além do corte de verbas da educação anunciado e efetivado (notícia em mensagem anterior) temos uma paralisação marcada para o dia 13 de agosto pelo movimento unificado das 27 instituições do estado que se uniram para reivindicarem aumento salarial e melhores condições... Como pais devemos nos fazer representar nas esferas de pressão e negociação.

Assim que tiver informações sobre as ações do dia 13 (ato público) repasso para estudarmos a melhor forma de intervenção. Creio que podemos começar com uma carta ao Governador repudiando o vergonhoso corte na verba da educação (em um dos estados cujo ensino médio está na lanterna...). Exclamation Idea Opiniões Exclamation Question
Um abraço, Cláudia.

PS: a mãe que também está como representante deste GT- greve- pode me enviar o e-mail??? O meu é clpiccinini@gmail.com
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Simone

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MensagemAssunto: Escrever ou apoiar   Paralisação Icon_minipostedQua Jul 23, 2008 8:37 pm

Prezada Cláudia,
Podemos tentar saber se está rolando algum repúdio coletivo...Afinal, se temos um ato conjunto ....
Não tenho plena certeza que assinar em peso uma carta de repúdio deve substituir nossa própria carta, mas tenho medo que a coisa não aconteça por algum motivo e não fazemos nenhuma das duas coisas.

Sabe, eu estou com a questão da III Conferência Infanto Juvenil na cabeça ....Quem sabe no dia 13 poderíamos reunir alunos/pais e criarmos uma "Carta da Responsabilidade por uma educação pública de qualidadade". A idéia tá confusa ,mas seria + ou menos assim...

Qual a responsabilidade de cada setor por uma educação pública de qualidade? ( no caso, esta mega reunião pensaria no CAP)
Nós pais temos a responsabilidade de......
Nós alunos...
Nós
Nós professores....
Nós Técnicos
Nos direção
Daí mandaríamos ( ou iríamos em comisssão até o CEH e Reitoria)
Depois enviamos esta carta para Secretaria de educação e Governador. ....
Todos os participantes assinam
Olha vou colar a carta de responsabilidades que os adolescentes que participaram da II CIJMA fizeram em 2006 e a Carta da Responsabilidade Humana que já postei em uma mensagem....
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Simone

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MensagemAssunto: Carta dos adolescentes   Paralisação Icon_minipostedQua Jul 23, 2008 8:40 pm

Esta foi a carta elaborada pelos adolescentes na Conf de Meio ambiente. Além de muito emocionante é para exemplificar o que quero dizer/fazer.

Carta das Responsabilidades Vamos Cuidar do Brasil
Somos jovens do Brasil inteiro envolvidos no processo da II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Buscamos construir uma sociedade justa, feliz e sustentável. Assumimos responsabilidades e ações cheias de sonhos e necessidades. Esta carta carrega as idéias coletivas de 12 mil escolas e comunidades de todo o país que realizaram suas Conferências em 2005, com os desejos de 4 milhões de pessoas.

Este é um meio de expressar nossas vontades e nosso carinho pela vida e sua diversidade. Compreendemos que sem essa diversidade o mundo não teria cor.
Encontramos caminhos para trabalhar temas globais, complexos e urgentes: Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Segurança Alimentar e Nutricional e
Diversidade Étnico-Racial. Queremos sensibilizar e mobilizar as pessoas para juntos encararmos os grandes desafios socioambientais que a nossa geração
enfrenta.

Para cuidarmos do Brasil precisamos de sua colaboração. Estamos fortalecendo as ações estudantis e nos unindo nas COM-VIDAS - Comissões de Meio Ambiente e
Qualidade de Vida na Escola, nos Coletivos Jovens de Meio Ambiente e em tantos outros grupos.

Compartilhamos a responsabilidade com os governos,
empresas, meios de comunicação, ONGs, movimentos sociais e culturais, além de nossas comunidades.

Assim, assumimos estas responsabilidades:

1. Divulgação da informação e ampliação dos conhecimentos por meio da educação ambiental. Criaremos grupos de intercâmbio para realizar palestras, seminários, campanhas, pesquisas e apresentações culturais de jovens para jovens e de jovens para adultos. Iremos proteger e valorizar o local em que vivemos e
suas culturas com a produção e apropriação de diversas linguagens de comunicação descontraídas e criativas.

2. Proteção e valorização da biodiversidade. É necessário manter a vegetação nativa dos nossos biomas, protegendo a existente e recuperando áreas degradadas no campo e nas cidades. É importante reflorestar matas ciliares, construir viveiros e sementeiras para o cultivo
de plantas nativas.

3. Transformação das cidades, comunidades e escolas em espaços ambientalmente saudáveis. Vamos unir forças com toda a comunidade escolar para arborizar as escolas e bairros com espécies frutíferas e criar hortas, pomares, praças, parques e jardins.

4.Diminuição da produção de lixo praticando os 5 Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Vamos repensar os modos de produção e as reais necessidades de consumo, recusar descartáveis, optar por produtos reciclados, praticar a separação do lixo para apoiar a coleta seletiva e criar adubos a partir da matéria
orgânica. Iremos incentivar as cooperativas e exigir o apoio das prefeituras.

5. Redução da emissão de gases poluentes que provocam o aquecimento global. Praticar a carona solidária e incentivar o uso de transporte coletivo e
bicicletas. Estimular a utilização de energias alternativas como solar, eólica e biodiesel.

6. Prevenção do desmatamento e das queimadas.
Iremos pesquisar e dialogar sobre práticas sustentáveis com os fazendeiros e agricultores: uso e manejo do solo e das florestas, o que contribui para a redução do aquecimento global. Organizaremos mutirões de distribuição de sementes nativas, campanhas publicitárias, fóruns e caminhadas ecológicas.

7. Respeito, entendimento e reconhecimento da diversidade cultural. Promover eventos para a socialização das culturas e etnias. Garantir a visibilidade e a prática das leis que incluem a história de outras culturas no conteúdo escolar, como a afro-brasileira. Divulgar pela mídia o valor das diversas culturas.

8. Valorização da produção e do consumo de alimentos naturais e orgânicos. Precisamos mudar nossos hábitos alimentares para a escolha de alimentos saudáveis; sensibilizar agricultores para práticas de cultivo com adubos orgânicos e inseticidas naturais; e dizer não para o plantio e o consumo de transgênicos.

9. Reeducação alimentar respeitando os hábitos dos povos. Elaboração de projetos de segurança alimentar como: cardápio escolar balanceado, resgate e socialização de conhecimentos tradicionais, receita de
alimentos saudáveis e hortas escolares.

Convidamos você para cuidar do Brasil!

Luziânia (GO), 26 de abril de 2006.
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Simone

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MensagemAssunto: Carta das Responsabilidades humanas   Paralisação Icon_minipostedQua Jul 23, 2008 8:49 pm

Oi ...Deu piripaque no site, mas vou postar o histórico e a idéia da carta. Só para reafirmar a idéia aqui é dar suporte a para pensarmos na nossa carta de responsabilidades....que também serviria para refletirmos sobre nosso grupo, nossas responsabilidades e cobrarmos que outras instâncias assumam as suas responsabilidades.


Histórico e características


A Carta: sua história e o seu presente

Como tudo começou

Após seis anos de debates em vários níveis no âmbito da rede internacional Aliança para um Mundo Responsável, Plural e Solidário, a Carta das Responsabilidades Humanas foi lançada em 2001, na Assembléia Mundial dos Cidadãos, organizada pela Fundação Charles Léopold Mayer. O projeto nasceu para encorajar um esforço internacional de renovação das reflexões a respeito das responsabilidades individuais e coletivas diante do futuro da humanidade e do planeta, o respeito aos Direitos Humanos e a conquista da Paz. Mais tarde, foi criado um Comitê Internacional Facilitador para a difusão da Carta.

Quem participa?

As atividades da Carta em diferentes partes do mundo são coordenadas pelos membros do Comitê Internacional Facilitador e por Comitês nacionais (e regionais). São pessoas envolvidas em processos de reflexão e de realização de atividades, em colaboração com grupos sociais e profissionais provenientes de todos os setores da sociedade. O apoio financeiro para o desenvolvimento dessas ações é dado principalmente pela Fundação Charles Léopold Mayer (Paris), enquanto as atividades locais são apoiadas também por inúmeras organizações em vários países dos diferentes continentes.

Um texto e um pré-texto para o diálogo, a reflexão e a ação

Os Princípios da Carta são o resultado de um processo de diálogo intercultural e interdisciplinar que iniciou em 1998. As pessoas que participaram das discussões obviamente não representam a humanidade como um todo. A Carta é apresentada como uma ferramenta para o diálogo, um ponto de partida ao alcance de todos, um novo olhar para o real significado e o lugar do termo responsabilidade em nossas sociedades. A lista de princípios funciona como um eixo comum, uma referência para ser transferida e adaptada aos diferentes campos da atividade humana e às diferentes realidades, por meio de traduções adequadas para cada cultura.

A Carta oferece tanto um pré-texto como um texto, para a reflexão e a ação. Como um pré-texto, a afirmação de que a Carta propõe um princípio universal de responsabilidade humana favorece a reflexão sobre o significado da responsabilidade, tanto individual como coletiva. A Carta nos convida a rever e a agir de maneira responsável com respeito ao outro e ao planeta.

Como um texto, a Carta não impõe regras, propõe prioridades e nos estimula a assumir compromissos no nosso cotidiano. Os princípios da Carta nos convidam a ser reflexivos e pro ativos na elaboração de nossas políticas e em nossas ações.

Um processo continuo

A Carta foi traduzida e adaptada culturalmente para mais de 25 línguas. Num momento no qual é inevitável e necessário reconhecer a nossa interdependência, as pessoas são convidadas a redefinir o conceito de responsabilidade e adaptá-lo ao seu contexto social, profissional ou outro. Essas reflexões ocorrem em fóruns locais, nas reuniões da comunidade, workshops, intercâmbios culturais, discussões entre diferentes crenças, diálogos com as empresas sobre sua responsabilidade social, publicações, planos de cursos e também por meio das artes plásticas, do teatro, da dança, da música e de todas as manifestações artísticas. Os princípios da Carta são pontos de referência para todas as esferas sociais e profissionais e a partir deles os diferentes setores podem construir o seu próprio guia de responsabilidades. Estes guias serão a base do acordo social que os une ao resto da sociedade. Deste modo, o surgimento de uma consciência mundial, baseada na noção de responsabilidade, conduzirá a um acordo social internacional para atender às necessidades do século XXI.

Reflexão e Ação

Organizações e indivíduos ao redor do mundo estão utilizando a Carta das Responsabilidades Humanas como ponto de partida para uma reflexão sobre suas próprias situações e como referência para suas ações. As diversas interpretações, significados e contextos culturais têm inspirado uma grande variedade de projetos em diferentes países.

Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Geórgia, Grécia, Itália, França, Índia, Líbano, Nova Zelândia – Pacífico, Filipinas, Senegal, Estados Unidos e Zimbabwe.

Responsável no Brasil
Isis de Palma
isis waM educ-imagens.com.br
Imagens Educação
Rua Urimonduba, 144, ap. 03
Cep 04530-080 – São Paulo – SP
Tel 11-31672575; cel 11-84262544
Instituto Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia agora waM agoranet.org.br
Av. 9 de Julho, 5966, cj. 52
Cep 01406-200 São Paulo - SP
Sítio web
www.carta-responsabilidades-humanas.net




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MensagemAssunto: Corte de verbas e demais intervenções   Paralisação Icon_minipostedSáb Jul 26, 2008 5:28 pm

Cláudia, tb acho válido remetermos uma carta ao governo do Estado. Embora anteriormente outras medidas semelhantes possam ter sido tomadas, precisamos insistir, os momentos mudam. A carta de responsabilidade social proposta tb é bem interessante por envolver diversas categorias, contudo, embora mais completa, implica em buscarmos saber se já foram postadas, digo em relação ao Instituto, ou se está sendo preparada, para nos integrarmos. De qualquer modo acho que uma ação não impede a outra. Façamos o que pudermos, e o que estiver a nosso alcance, precisamos, inclusive, verificar o tempo hábil, pois o Instituto só retornaria dia 14 não é isto? Pensando em termos práticos, daria para montar esta carta de forma objetiva e ao mesmo tempo mobilizante, e fazermos tipo aqueles abaixo-assinado postados via internet, para que rapidamente se consiga um número considerável de adesões?? abraços Tamine
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MensagemAssunto: Re: Paralisação   Paralisação Icon_minipostedSáb Ago 02, 2008 8:25 pm

Só para constar, repasso informe do Sintuperj (30/07/2008) que menciona o corte e o abaixo assinado que está rolando... Tb mostra as "grandes manobras" do sr. Gilmar Mendes, cujo histórico vem sendo noticiado e divulgado via internet...




Governador veta os 6% para a Uerj

O pedido de Sérgio Cabral ao Supremo Tribunal Federal (STF) foi atendido pelo ministro Gilmar Mendes, o mesmo que concedeu hábeas corpus para o banqueiro Daniel Dantas. Com uma diferença de poucos dias, o ministro mandou soltar um acusado de ter cometido vários crimes financeiros e autorizou o governador a descumprir a lei estadual.

Agora, Sérgio Cabral está livre para não incluir os 6% da Uerj no orçamento de 2009. Agindo desta maneira, o governador passa por cima da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. A Alerj aprovou, no final de junho, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) com previsão aos 6% da receita para a Uerj. A emenda foi de autoria do deputado estadual Comte Bittencourt (PPS), que preside a Comissão de Educação.


Sem essa verba, o funcionamento da Uerj está comprometido. A universidade precisa de verbas para a manutenção e recomposição da infra-estrutura, como por exemplo, a manutenção e aquisição de equipamentos. Além disso, a realização de concurso público e reajuste dos salários dos trabalhadores congelados há sete anos devem ser de imediato. Unidades como o Hupe, as bibliotecas e o Cap são reflexos da precariedade na qual funciona a universidade.


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Abaixo-assinado continua



O Sintuperj e a Asduerj aumentaram a mobilização para a coleta de assinaturas cobrando o cumprimento da lei. Para participar deste movimento, basta entrar na página do Sindicato (www.sintuperj.org.br), imprimir o abaixo-assinado e recolher assinaturas.


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Lucio Vasconcellos




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MensagemAssunto: não a paralização   Paralisação Icon_minipostedQua Ago 13, 2008 3:22 am

eu estou com uma posição radical com relação a mais essa greve, paralização e participar de movimento, sou contra.

na outra greve, nós pais, mobilizamos uma quantidade de pais e alunos, fizemos uma caminhada descendo a Santa Alexandrina, subimos pela Paulo de Frontim, mobilizamos e atraimos a midia para as dificuldades da Uerj e do Cap, chamamos a atenção para os problemas em varios jornais e telejornais, fizemos a nossa parte, mas quando fizemos nossa reinvidicação junto ao movimento grevista para que as aulas no Cap não fossem interrompidas, para que o Cap e seus alunos, (que não são universitarios, são menores de idade), tivessem um tratamento diferenciado, levamos "uma banana" como resposta.

o resultado desse tipo de sindicalismo burro, que só pensa no salario, no proprio umbigo, todos conhecemos - o Cap despencou na prova do ENEN, não ficou nem entre as 20 melhores escolas, as crianças ficaram desmotivadas, perdemos nossas ferias porque os filhos estavam em aula, eles tambem perderam as ferias pois estavam em aula quando os amigos estavam de ferias e quando entraram em ferias os amigos já estavam de volta as aulas, o calendario letivo ficou uma bagunça afetando a vida de todos, inclusive dos professores, estes eu não consegui entender porque não se movimentaram para o acerto imediato do calendario, adimitindo que já tinham ficado de ferias pelos tres meses da greve.

muitos pais tiraram os filhos da escola, e o mesmo vai acontecer se houver greve novamente, basta ver as turmas como ficaram vazias, o 3º ano do ensino medio saiu quase todo, afinal eles tinham um vestibular para prestar e ficar sem aula nem pensar.

não acho que devamos participar de nehum movimento junto ao Sintuperj, muito ao contrario, a carta ao governador pode ate ser, mas devemos é entrar com um mandato de segurança, ou liminar, ou o instrumento juridico que seja indicado, contra o sindicato pela manutenção das aulas normalmente sob pena de multa pecuniaria ou prisão de seus dirigentes.

a greve do ano retrazado , 2006, não teve nehum resultado que valesse pelo prejuizo causado.

É um sindicalismo BURRO, que convoca greve para parecer que está fazendo alguma coisa pela classe que representa.

Infelizmente no Cap metade dos pais são ligados a Uerj e na hora de greve pensam nos seus salarios e beneficios e esquecem que seus filhos e os de outros pais que não tem vinculo com a Universidade estarão sendo prejudicados com mais uma paralização dos seus estudos afetando o desenvolvimento escolar. E varios transferiram os filhos para outras escolas ou nem mesmo os matriculam por conta das seguidas greves.

esse é meu desabafo.

Lucio Vasconcellos
pai de aluno do 4º ano
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Cláudia Piccinini




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MensagemAssunto: E vai rolar a greve...   Paralisação Icon_minipostedQua Ago 13, 2008 3:54 pm

Lucio e colegas pais,

Tudo indica que uma nova greve irá acontecer. Estive hoje na passeta. O governador disse que dará 8% de aumento, as categorias associadas no movimento (27) querem 60%. Logo, se conclui que vai rolar. Ontem houve uma assembléia de docentes da UERJ. Alguém daria um informe?
O que acho que pode ser um consenso tirado pelos pais:
1) Apoiar o movimento, para cobrarmos depois, até pq a reivindicação salarial é justa;
2) Fazer a carta para o Governado e Secretário de Ci e Tecnol, dentre outros;
3) Exigir (judicialmente e tb via movimento de pais, a época eleitoral é sempre propícia) a continuidade das aulas, direito garantido pela Constituição Federal, pelo ECA etc.

Nosso grupo de trabalho pode auxiliar em todas estas demandas.
Opiniões...
Um abraço, Cláudia Piccinini
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Simone

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MensagemAssunto: A greve não rolou , mas o estado de greve continua   Paralisação Icon_minipostedQui Ago 14, 2008 10:30 pm

Oi pessoal,
Amanhã acho que consigo postar todos os pontos que anotei, vão alguns:
nova paralização dia 27
nova assembleia dia 28 ( acho que aí rola a greve)
Amanhã o joão eduardo ( após uma breve invasão à reitoria Laughing ) combinou d efechar o dia da reunião entre a Associação e a Reitoria. Veremos!
Proposta de levar ao CESEP a suspensão do calendário do vestibular e do concurso do CAP!

Desculpem a falta de uma avaliação da reunião estou com sono e cansada de postar a mesma coisa.Espero que possa ajudar a tirar algum boi da linha.

PS: como comentei com a Rosangela da APP não pude ir a reunião do grupo pq tinha reunião da COE. Sad
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MensagemAssunto: Greve   Paralisação Icon_minipostedSeg Ago 18, 2008 4:06 pm

Sugeri na última reunião com a App que a mesma agende o quanto antes uma Assembléia de pais para sensibilizarmos os mesmos para os principais problemas que o Cap vem enfrentando, entre eles esta greve que já vem se anunciando. Claúdia faz sugestões que precisam de apreciação e posicionamento.... Embora não contenha nada de diferente em relação as medidas sugeridas na greve anterior... Mas sem apoio, sem mobilização é " pipocar no vácuo" bounce
Embora nas reuniões sempre pintam posições as mais diversas... é um risco da democracia.... e precisamos tirar consenso... Também acho importante, como já disse anteriormente que marquemos contato/ reunião com os professores... apesar de dissabores anteriores, podemos buscar caminhos comuns, ainda mais quando os interesses são os mesmos... Que os digam os que são prof. e também pais de alunos do Cap... Abraços Tamine
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MensagemAssunto: Re: Paralisação   Paralisação Icon_miniposted

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