APPCApUERJ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
APPCApUERJ

Forum da Associação de Pais e Professores do CApUERJ
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Comunicados Uerj e votação de orçamento na Alerj

Ir para baixo 
AutorMensagem
tlean12




Mensagens : 26
Data de inscrição : 17/07/2008

Comunicados Uerj e votação de orçamento na Alerj Empty
MensagemAssunto: Comunicados Uerj e votação de orçamento na Alerj   Comunicados Uerj e votação de orçamento na Alerj Icon_minipostedDom Out 19, 2008 11:25 am

----- Original Message -----
From: Notíci@Sintuperj
To: noticiasintuperj@googlegroups.com
Sent: Friday, October 17, 2008 7:40 PM
Subject: {Spam?} (Notíci@Sintuperj) Deputados recebem reivindicações da Uerj / Inscrições para o Projeto Pré-Vestibular Alternativo Sintuperj já estão abertas / Uerj de luto / Audiência pública na Uerj


. OBS: Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, acesse o boletim pela página do Sintuperj.





Notíci@Sintuperj
Nº 26

(17/10/08)


Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais / RJ

Notícias do Sintuperj

> Ato "Uerj sem verbas"

Deputados recebem reivindicações da Uerj

Comissão de Educação marca audiência pública na Uerj na quarta-feira, dia 22 para discutir o orçamento da Universidade para 2009



Na última terça-feira, dia 14, os trabalhadores técnico-administrativos, docentes e estudantes fizeram um novo protesto em frente à Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O objetivo do ato "Uerj sem verbas" foi pressionar os deputados para apresentarem emendas ao orçamento, que recomponham o corte já efetuado pelo governo para 2009.


O orçamento da Uerj aprovado pelo Conselho Universitário foi de R$ 1,2 bilhões. Porém, o governo cortou mais da metade do orçamento deixando-o em R$ 591 milhões.

No ato, o Sindicato montou um varal com diversas fotos para denunciar à população o estado de sucateamento e as péssimas condições de trabalho de vários setores do Hupe/Uerj, como: a Enfermaria de Urologia, a Radiologia e a Fisiatria. "Roupa suja se lava em casa, mas hoje nós estamos lavando a roupa suja na porta da Alerj", disse a coordenadora do Sintuperj Fátima Diniz.

Além disso, o Sindicato distribuiu uma carta à população e um kit com cartilha para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST). O ato foi organizado em conjunto com Asduerj e DCE.


Comissão de Educação

Após o ato, os trabalhadores técnico-administrativos, docentes e estudantes ocuparam as galerias da Assembléia com faixas e cartazes e marcaram a presença da Uerj na Alerj. Em seguida, uma comissão com representates da três entidades foi atendida pelo presidente da Comissão de Educação, deputado Comte Bittencourt (PPS), que se comprometeu em realizar uma audiência pública com a participação dos deputados, da reitoria e dos três segmentos da Uerj. O Sintuperj pleiteou que a audiência pública fosse realizada na Uerj, tendo a proposta sido aceita pelo presidente da Comissão de Educação.



Durante a reunião, o coordenador do Sindicato, José Arnaldo Gama, também denunciou o incentivo dado pela reitoria à construção de fóruns paralelos dentro da Universidade, se recusando a reconhecer a legitimidade das entidades organizativas da Uerj.



Na ocasião, foi entregue um ofício na presidência da Alerj e na Comissão de Educação solicitando uma audiência pública com a presença do governador Sergio Cabral e do reitor, com a finalidade de debater o orçamento da Uerj e abrir negociação sobre o reajuste salarial dos técnico-administrativos e professores.



Os deputados Paulo Ramos (PDT), Alessandro Molon (PT), Marcelo Freixo (Psol) e Comte Bitencourt (PPS) se solidarizaram com a luta e as reivindicações da comunidade da Uerj e conversaram com representantes do Sintuperj, Asduerj e o DCE.



Todos os deputados em seus pronunciamentos no plenário destacaram a legitimidade da greve dos técnico-administrativos e docentes da Uerj, além de enfatizarem que, neste momento, é necessário que o governor receba as entidades representativas para realizar, de fato, uma negociação acerca da pauta de reinvindicações das categorias.



Apoio da População

No ato "Uerj sem verbas", mais uma vez, à população demonstrou apoiar a luta dos trabalhadores da Uerj. Foi o caso do auxiliar administrativo Antonio da Silva., hoje apo-sentado pela Secretária Estadual de Admi-nistração. Ele se manifestou a favor da greve e garantiu que participará do ato unificado dos servidores públicos (Muspe), no dia 23. "Até hoje esse governo não cumpriu as promessas feitas. O nariz de Pinóquio representa a verdade da gestão deste governo, Tem que por o bloco na rua", afirmou.


--------------------------------------------------------------------------------

Assembléia decide pela manutenção da greve






Trabalhadores da Uerj lotam auditório no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e intensificam atividades de greve



Os trabalhadores técnico-administrativos, reunidos em assembléia, no dia 14, decidiram manter a greve por tempo indeterminado. A assembléia aconteceu no anfiteatro 369 do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), conforme decisão da assembléia anterior.



No inicio da assembléia, foram dados informes sobre as diversas atividades ocorridas ao longo dos últimos dias. Em seguida, foram feitas avaliações sobre o movimento de greve. Foi ressaltada a importância da presença e participação de todos nas atividades de greve. "É preciso dar um sentido maior de organização e mobilização nesta greve. Isso só será possível com a participação de todos", afirmou Jorge Augusto, coordenador geral do Sintuperj.



Servidores de diversos setores informaram sobre andamento e mobilização do movimento da greve nos seus locais de trabalho, como a Faculdade de Educação e a Faculdade de Tecnologia, em Resende.

Reitor não recebe Sintuperj

Após a assembléia, a diretoria do Sintuperj, juntamente com um grupo de servidores foram à reitoria exigir um posicionamento público do reitor sobre o movimento de greve e uma resposta objetiva e formal sobre as pendências do Plano de Carreira.



Ao chegar lá, foram barrados na porta pela segurança. Imediatamente a direção do Sindicato questionou este tipo de tratamento, enfatizando que esta postura somente contribui para o acirramento dos ânimos e não ajuda no avanço da democracia, além de ser um desrespeito com aqueles que fazem parte da Universidade.



Após o ocorrido, foram informados que nem o reitor, nem a vice-reitora estavam presentes, foi solicitado então, a presença de alguma autoridade que falasse em nome da reitoria. Finalmente, foram recebidos pelo prefeito dos campi, Ivair Lopes Machado.



Um documento com as reivindicações dos servidores foi protocolado e, mais uma vez, ficou a promessa de agendamento de uma reunião para tratar dos assuntos mencionados.


--------------------------------------------------------------------------------

Inscrições para o Projeto Pré-Vestibular Alternativo Sintuperj já estão abertas



Os interessados em disputar uma vaga para a Turma de 2009 do Pré Vestibular Comunitário do Sintuperj, já podem realizar as inscrições a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de outubro. Serão oferecidas vinte vagas, sendo dez vagas para o turno da tarde e dez vagas para o turno da noite.



Para se inscrever, o candidato deverá retirar a ficha de na sede do sindicato na Uerj. Depois de preenchida, a ficha deve ser devolvida até o dia 01 de dezembro na sede do Sintuperj.



O processo de seleção conta com duas etapas e será efetuado entre os dias 02 e 17 de dezembro. Na primeira etapa será efetuada uma análise da ficha de inscrição levando-se em consideração os seguintes requisitos: renda familiar, tempo de conclusão do ensino médio, maior parte do ensino médio cursado em escola pública, idade e os documentos apresentados. Já na segunda etapa, o candidato será convocado para uma entrevista com o objetivo de confirmar as informações prestadas na ficha de inscrição.



Caso haja um número maior de inscritos do que vagas disponíveis, o Sindicato fará um sorteio entre os candidatos, que deve ser realizado no dia 18 de dezembro.



A divulgação do resultado acontecerá no dia 19 de dezembro.



Outras informações: www.sintuperj.org.br


--------------------------------------------------------------------------------

Uerj de luto




Uma grande bandeira preta foi estendida na fachada da Uerj



Foi realizado nesta quinta, dia 16, o ato "Uerj em luto". Com a participação da Asduerj, Sintuperj e DCE, foram pendurados na entrada do Pavilhão João Lyra Filho, sacos pretos sinalizando o luto vivido pela Universidade. Estiveram presentes na manifestação representantes da Comissão de educação da Alerj, os deputados Marcelo Freixo (Psol) e Alessandro Molon (PT).



Para Freixo, é importante apresentar uma proposta unificada de luta da Uerj e da Uenf. "Hoje, o Rio de Janeiro não tem políticas públicas para as universidades. Se depender do governo do Estado, sem cobrança, nós não teremos uma Universidade com autonomia" disse ele. Já Marcos Pedlowski, do conselho de representantes da Aduenf, acredita que, do ponto de vista do trabalhador, a situação entre as duas universidades é semelhante. "Mantendo as devidas proporções, temos a mesma situação de sucateamento e desmonte que está impondo o governo Sérgio Cabral", afirma Pedlowski.



Inalda Pimentel, presidente da Asduerj, comentou que a realização de uma audiência pública na Uerj foi o principal ganho do ato "Uerj sem verbas", realizado no dia 14 na Alerj. Fabiane Simão, da coordenação geral do DCE, lamentou a ausência do reitor Ricardo Vieiralves e reafirmou a posição dos estudantes diante das reivindicações. "A gente quer um salário digno para professores e técnicos e qualidade de formação", disse ela. Já o coordenador do Sintuperj, José Arnaldo Gama, lembrou que a discussão do plano de carreira não contempla os aposentados. "A luta é para garantir que os ativos e inativos recuperam seus salários" disse ele.


--------------------------------------------------------------------------------

Agenda de luta







- 23/10 (quinta) -Assembléia Geral dos Servidores Técnico-administrativos no portão principal da Uerj (10h)



- 23/10 (quinta) - Passeata e Ato Público do Muspe na porta da casa do governador Sergio Cabral, no Leblon. Concentração às 12h, no Arpoador



- 28/10 (terça) - Dia do Servidor Público / Palestra “Papel do Movimento Sindical no contexto da atual crise neoliberal”



- 29/10 (quarta) - Plenária dos aposentados no auditório 31, no campus Maracanã (10h)



- 29/10 (quarta) – Audiência Pública na Uerj com a comissão de Educação, o reitor e as três entidades representativas: Sintuperj, Asduerj e o DCE (10h).



- 29/10 (quarta) – Comemoração do Dia do Servidor Público e comemoração do aniversário do Sintuperj (programação completa em breve na página do Sindicato)



- 31/10 (sexta) – Aniversário do Sintuperj / 8 anos de luta






Ronda nos Campi
.



Uenf: Nova licitação para o Bandejão é interrompida








Na última segunda-feira (13), o processo de licitação para as obras do restaurante universitário da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) foi interrompido após uma das empresas concorrentes ter sido acusada de não cumprir com uma das cláusulas do edital. A licitação já havia sido impedida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que apontou irregularidades no edital da mesma.



O processo encontra-se em fase de avaliação dos documentos comprobatórios das empresas concorrentes. Segundo nota da assessoria de imprensa da universidade, uma das empresas alegou que uma concorrente não atenderia ao requisito do edital de já ter efetuado uma obra de grande porte. O recurso foi acatado pela Comissão Permanente de Licitação.



A empresa considerada irregular terá cinco dias úteis para recorrer, apresentando documentação que a torne compatível para a concorrência. O período estabelecido é fixo e obrigatório, independentemente da entrega antecipada da documentação. A Comissão terá o mesmo prazo para decidir se aceitará o recurso.


--------------------------------------------------------------------------------
Ir para o topo Ir para baixo
 
Comunicados Uerj e votação de orçamento na Alerj
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
APPCApUERJ :: Indice do forum APP CApUERJ :: Grupos de Trabalho :: Movimento de Greve-
Ir para: