APPCApUERJ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
APPCApUERJ

Forum da Associação de Pais e Professores do CApUERJ

InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar

Carta Aberta a Todos

Ir para baixo
2 participantes
AutorMensagem
Raqfei

Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/11/2008

Carta Aberta a Todos Empty
MensagemAssunto: Carta Aberta a Todos   Carta Aberta a Todos Icon_minipostedSeg Nov 03, 2008 6:15 pm

Segue correspondência que enviei sobre a greve.

Excelentíssimo srs.

Governador do Estado do Rio de Janeiro
Presidente da ALERJ
Presidente da ASDUERJ
Secretário de Ciência e Tecnologia
Juiz Titular da Vara da Infância, Juventude e Idoso

Desde o dia 15/09/2008, meus filhos, e centenas de outras crianças e adolescentes que estudam no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, mais conhecido como CAP-UERJ, estão sem aulas. O Instituto possui hoje crianças que estudam desde o primeiro ano, antiga classe de alfabetização até o terceiro ano do ensino médio, sendo uma das grandes referências em educação no Brasil.

Esta greve que, em minha opinião, tem a grande característica de ser silenciosa. Nenhum órgão oficial se pronuncia a respeito, o sindicato faz assembléias com representação numérica duvidosa, o site oficial da universidade se apresenta da forma mais normal possível, como se tudo estivesse dentro do esperado. Para os jovens que já estão no ensino superior, administrar este tempo ocioso é muitíssimo mais fácil que de uma criança de seis anos de idade.

Já tentei encaminhar e-mail para o Governo do Estado, através da Secretaria de Governo, já que este é o único canal disponível para tentar, pelo menos me fazer ouvir. Nem uma resposta padrão automática me foi enviada, sendo este o maior desprezo que um cidadão e, principalmente, contribuinte, do estado pode receber. Esta posição não me surpreende de todo, pois na greve passada, precisei encaminhar pelo menos uma dúzia de e-mails para o então governador eleito e senador, dar uma resposta fria e evasiva, como quem diz: “o que tenho eu a ver com isso?”.

Nossos representantes na ALERJ também estavam mais preocupados com a eleição municipal e, mesmo agora o pleito passou, não se pronunciam. Não é de se espantar se a maioria deles não estiver sabendo deste movimento. Não adianta somente o presidente da Comissão de Educação participar dos pequenos manifestos que são realizados. O que se espera dos nossos representantes é que marquem presença nas negociações e tentem resolver os problemas que afligem nossos estudantes.

Acredito que estas negociações já deveriam estar em curso, desde o primeiro dia de paralisação, com representantes dos professores ajudando a solucionar o problema, juntamente com o legislativo e o executivo. Aliás, a associação da categoria deveria buscar, também, uma posição mais ética dentro de seus quadros. Muitos professores não cumprem a carga horária para o qual recebem, não sendo sensata a desculpa de que o salário é baixo. Não é justo o professor que além da atividade na instituição tem outra atividade que lhe toma todo o tempo. Este erro é igual ao dos políticos envolvidos em desvio de dinheiro público.

E como falamos em desvio de dinheiro, acredito que o Juizado da Criança, Adolescente e Idoso deve acompanhar este e outros casos de greve prolongada na educação. Por isso, enviei também um comunicado para eles que, de forma diferente do que aconteceu com o Governo do Estado, respondeu que iria acompanhar o caso. Por enquanto só ouço o silêncio de quem não está se movimentando para atender a um anseio do povo.

Sinto que, não só meus filhos, mas todos os alunos do instituto estão tendo violado o que reza o artigo 53 do capítulo IV da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, mais conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente, que diz: “A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho...”.

Desta forma, reitero minha esperança que V.Sas. cumpram o papel que vos foi investido, seja ele de governador, secretário de governo, juiz, presidente de sindicato, professor, etc..., e busquem o entendimento de forma civilizada, ágil e honesta, para que não percamos este ano letivo e, mais ainda, para que possamos obter desta instituição de ensino resultados ainda melhores dos que foram conquistados até hoje.

Aos órgãos de imprensa, suplico para que não deixem este assunto cair no esquecimento trazendo em suas pautas as posições das diversas entidades envolvidas no assunto.

Atenciosamente,
Ir para o topo Ir para baixo
Simone

Mensagens : 47