APPCApUERJ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
APPCApUERJ

Forum da Associação de Pais e Professores do CApUERJ
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Carta aberta da APP a respeito do movimento

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Marcelo Buzzatti
Admin



Mensagens : 52
Data de inscrição : 11/12/2007

Carta aberta da APP a respeito do movimento Empty
MensagemAssunto: Carta aberta da APP a respeito do movimento   Carta aberta da APP a respeito do movimento Icon_minipostedQua Set 17, 2008 2:25 pm

Segue em anexo a carta aberta que foi elaborada de acordo com o encaminhamento da assembléia da APP (16/09/2008)


Citação :
Carta Aberta da Associação de Pais e Professores do CAp UERJ


Nós, responsáveis pelos alunos do CApUERJ, vimos nos posicionar sobre o movimento docente e de funcionários técnico-administrativos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Apoiamos as reivindicações apresentadas pelo movimento, por acreditarmos que são legítimas e urgentes face ao desmonte das universidades públicas brasileiras.

Apontamos que o CApUERJ tem sido solidário e ativo participante de todos os movimentos de greve. Neste percurso, no entanto, acumulamos experiências que indicam perdas significativas para alunos, pais, professores e funcionários. Tais perdas se refletem na qualidade do ensino, no desempenho do CApUERJ nas avaliações do ENEM, na evasão e na repetência. Refletem-se também no prejuízo psicológico e na auto-estima dos alunos.
Parar o CApUERJ significa dispersão de pais, alunos e servidores, enfraquecendo o movimento. Portanto, pedimos o reconhecimento da singularidade do CApUERJ dentro da estrutura da universidade e um tratamento de excepcionalidade com a não paralisação das aulas.

Nosso pedido se baseia nos direitos de crianças e adolescentes à educação pública de qualidade e na proposta educativa do CAp, de formar cidadãos críticos.

Não podemos deixar que os alunos percam o orgulho que sempre tiveram de pertencer ao CApUERJ!

Ações propostas:
1. Total apoio às reivindicações do movimento
2. Presença de pais e alunos uniformizados nos atos do movimento (bicicleata, etc...)
3. Envio da Carta Aberta da APP ao Governador, à ALERJ e ao Reitor da UERJ
4. Solicitação de reunião dos responsáveis com os professores do CApUERJ
5. Solicitação de aula pública em local a ser definido
Ir para o topo Ir para baixo
Marcelo Buzzatti
Admin



Mensagens : 52
Data de inscrição : 11/12/2007

Carta aberta da APP a respeito do movimento Empty
MensagemAssunto: Resposta à carta Aberta   Carta aberta da APP a respeito do movimento Icon_minipostedQui Set 18, 2008 11:53 pm

Tomo a liberdade de colocar de postar a resposta à carta da APP enviada para o email da APP, para que outros pais possam participar do debate.

Citação :
À APP e demais pais.

Bom dia!
Sou pai de aluno do CAp e professor da UERJ. Não poderia deixar de viver a
contradição desse duplo papel, contudo, sinto-me no dever de explicitar
minha compreensão sobre essa carta aberta. Antes porém, lamento que a
assembléia proposta tenha ocorrido em horário impossível para nós,
justificando assim minha ausência.

Meus comentários:
1. O total apoio às reinvidicações não passa de discurso quando acompanhado
de um pedido de excepcionalidade e da referência ao Estatudo da Criança e do
Adolescente pelo direito à educação, como se fosse o movimento de greve a
negação real desse direito.
2. Observamos a redução do vínculo do comprometimento dos docentes com o CAp
(a redução da renda exige trabalhar em outros lugares) e o aumento da
quantidade de professores contratados no CAp, igual às demais unidades da
UERJ. Isto é uma das coisas que revela o profundo sucateamento da UERJ e o
claro desrespeito do Governo Estadual ao direito à educação de qualidade;
3. Nesse tempo em que acumulamos perdas salariais imensas o custo das contas
diárias foram multiplicadas pelo menos três vezes. Então, entendo que pedir
que os professores ignorem a greve e mantenham as aulas representa pedir
deles o sangue para que os alunos não tenham suas aulas sem tomar
consciência da pervesidade que impera nos bastidores da Universidade na
relação com o governo. Sinceramente, não quero meus filhos numa redoma e sem
descobrir as contradições da vida. A formação de cidadãos críticos não pode
ignorar o tamanho do abismo em que a UERJ se encontra e perseguir índices no
ENEM;
4. Se esta carta foi mesmo enviada ao governador, na verdade dá a ele uma
arma para afirmar que parte da UERJ ignora a necessidade das crianças e é
insensível às suas famílias. Bem sabemos o quanto a política permite
distorcer fatos, palavras e intenções;
5. A auto-estima dos alunos precisa estar ancorada numa clara satisfação com
as atividades escolares e no ambiente de aprendizagem bem conduzido, não
numa situação remediada, disfarçando a crise e a precariedade de
infra-estrutura e demais recursos;
5. A todos os demais pais gostaria que soubessem o quanto é penosa a decisão
pela decretação de uma greve e trabalhosa e tensa a sua manutenção. Mais
ainda, os desdobramentos dela meses seguidos, mas ainda prefiro a luta e
suas cicatrizes do que carregar a culpa de não haver lutado, esta sim, um
dano emocional difícil de superar.

Fraternalmente.

Manoel Santana
Ir para o topo Ir para baixo
Marcelo Buzzatti
Admin



Mensagens : 52
Data de inscrição : 11/12/2007

Carta aberta da APP a respeito do movimento Empty
MensagemAssunto: Re: Carta aberta da APP a respeito do movimento   Carta aberta da APP a respeito do movimento Icon_minipostedQui Set 18, 2008 11:54 pm

Prezado Manoel Santana,

Obrigado pelos comentários. Estou tomando a liberdade de postar sua resposta no forum da APP para que outros pais possam participar do debate.

Faço um convite para que voce participe deste forum, pois acredito que o diálogo seja a melhor forma de buscar alternativas capazes chegar à um objetivo comum, representados pelas reinvindicações apoiadas por todos.

Se os diversos atores forem capazes de reconhecer que a principal discordância recai sobre a **forma de mobilização**, teremos uma chance de que o CAp seja um catalizador nesta mobilização.
Isto seria algo diferente da forma como tem sido feito nas últimas mobilizações!

A nossa manifestação hoje na assembleia da ASDUERJ teve justamente o intuito de abrir dialogo para explorar alternativas.
Temos um claro um sinal de como este diálogo é necessário pela afirmação simplificadora de a solicitação tenha sido simplesmente 'que os professores ignorem a greve'.

Bem, espero poder continuar o dialogo no forum.

Saudações fraternais,
Marcelo Buzzatti
Ir para o topo Ir para baixo
tlean12




Mensagens : 26
Data de inscrição : 17/07/2008

Carta aberta da APP a respeito do movimento Empty
MensagemAssunto: Respondendo ao prof. Manoel Santana   Carta aberta da APP a respeito do movimento Icon_minipostedSex Set 19, 2008 11:00 am

Tenho há anos (meu filho mais velho concluiu no CAP) sensações duplas como as do Sr. Manoel, por ser profa. inclusive ex profa. da Uerj, meu marido prof. da instituição, e ter amargado inúmeras greves, TODAS COM AS MESMAS JUSTAS REIVINDICAÇÕES, que se finalizaram com ganhos ínfimos ou nada, também no que se refere aos investimentos na UERJ. Concordo com Marcelo, o diálogo pode ser a saída. É momento SIM de se repensar os mecanismos de cobrança. Não se trata de fingir que nada ocorre, muitíssimo pelo contrário, trata-se de assumir o assunto com seriedade e responsabilidade. Levar para os bancos escolares e universitários o tema e debatê-lo até a exaustão, provocar "tempestades mentais" no sentido de se buscar soluções reais. A greve tem sido utilizada como recurso primeiro e único, que em situações que envolvem macro economia até se conseguem lucros mas em se tratando de educação..... A greve passa a ser neste caso para o governante algo muito cômodo pois só precisa responder, (e as vezes nem precisa, manda assessores, fica doente, ou viaja pra bem longe), a um grupo sempre desunido de grevistas, alguns com boas intenções e levados pelo movimento, outros nem tanto, envolvidos em posições politiqueiras até a alma. O difícil prof. é separar o joio do trigo!
Quando pedimos carater especial para o colégio, de modo algum isto é contraditório ao apoio às reivindicações, e é lamentável que não se perceba as inúmeras saídas, que envolvem sem sombra de dúvida o apoio popular, a mobilização, o convencimento e a participação de todos. A briga não pode ficar circunscrita a poucos interessados e outros tantos interesseiros, sob pena de perder o seu mérito!!! Não se forma cidadão fora da sala de aula e mesmo dentro dela há de se haver grandes motivos. Pois não é o estado de coisas alegados um grande motivo???? Não é o exato momento de conclamar e unir? Também quando se refere, a carta aberta, ao estatuto e aos direitos não se pretende usar de jargão ameaçador, pois não é este o caso, mas sim de chamar a atenção sobre a seriedade do assunto!!! O que não entendemos é a dificuldade em estarmos juntos e dialogarmos quando os interesses principais são os mesmos: qualidade de educação!! Outra coisa que não se entende é que programas do governo que estão na UERj não são tocados, mas não se tem o mesmo cuidado com as nossas crianças, e alunos de um modo geral!! A muito que se conversar e acima de tudo pensar a quem interess a falta de diálogo? Abraços e que estas páginas sirvam de pontapé inicial para nos inserirmos no nosso meio como cidadãos, lutando pelas causas sociais.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcelo Buzzatti
Admin



Mensagens : 52
Data de inscrição : 11/12/2007

Carta aberta da APP a respeito do movimento Empty
MensagemAssunto: Re: Carta Aberta da Associação de Pais e Professores do CAp   Carta aberta da APP a respeito do movimento Icon_minipostedSex Set 26, 2008 11:16 pm

Tomo a liberdade de postar a resposta recebida por email de José Gondra

Citação :
Caro.as


Impedido de comparecer às atividades regulares da UERJ, tendo em vista meu afastamento para um estágio de pós-doutoramento, quero manifestar meu integral apoio ao teor da carta.
Creio que precisamos reagir à violência com que a Universidade vem sendo tratada por sucessivos governos, inventando outras formas e mecanismos de luta que surpreendam os que nos governam, recusando esta forma de governo.
Do meu ponto de vista, a monotonia da greve deve ser evitada.
Uma sugestão de mobilização seria um dia letivo no Palácio da Guanabara. Imaginem todos alunos e professores do CAP na porta do Palácio. Cada um com sua turma, compondo uma grande turma que se insurge contra a tragédia que vem sendo estudar e ensinar na UERJ.
Que se inventem outras formas de se exercer o poder contra os que estão impedindo avançar na qualidade do ensino e nas experiências novas que podemos e devemos criar.
Um abraço

José Gondra
Ir para o topo Ir para baixo
Marcelo Buzzatti
Admin



Mensagens : 52
Data de inscrição : 11/12/2007

Carta aberta da APP a respeito do movimento Empty
MensagemAssunto: ENC: Carta Aberta da Associação de Pais e Professores do CAp   Carta aberta da APP a respeito do movimento Icon_minipostedSex Set 26, 2008 11:17 pm

Tomo a liberdade de postar a resposta recebida por email de Walter Omar Kohan

Citação :
Manifesto meu apóio à carta da APP e compartilho o tom da mensagem de Gondra. Não conheço uma única pessoa de boa fê que não se indigne com a situação e as condições de trabalho e estudo na UERJ, CAP inclusive. Mas conheço muitas que, como eu mesmo, consideram a atual greve inoportuna e equivocada, com efeitos que só prejudicam aos que mais padecemos a crise e não aos que deveriam tomar medidas para resolvê-la. Espero que sejamos capazes de recriar formas de resistência e luta que nos fortaleçam e não continuem a nos debilitar. Um abraço, walter

Walter Omar Kohan
Professor Titular de Filosofia da Educação
UERJ - Campus Maracanã
Ir para o topo Ir para baixo
Marcelo Buzzatti
Admin



Mensagens : 52
Data de inscrição : 11/12/2007

Carta aberta da APP a respeito do movimento Empty
MensagemAssunto: Re: Carta Aberta da app Cap/ uerj   Carta aberta da APP a respeito do movimento Icon_minipostedSex Set 26, 2008 11:26 pm

Transcrição de email recebido

Citação :
Prezados Pais

Infelizmente, não foi possível ir a reunião da APP. Como o pai do meu
filho está de greve, combinamos que ele iria a reunião. Soube que ele
não pode ir somente quando busquei informações sobre a mesma.
Li o manifesto apresentado pela APP. Não houve modificação do
texto escrito como disse o professor Sebastião, houve sim uma falta
grave de adulteração de conteúdo.
São esses os representantes que nos empurram goela abaixo uma greve?
Se o movimento que eles dizem estar fazendo é legítmo, não haveria
necessidade de adulterar o texto de nossa carta.
As reivindicações são legítimas, mas a greve é estúpida!
A universidade tem um público diferente do CAP.
Toda criança em idade escolar tem direito a educaçã básica
fundamental. Os direitos de nossos filhos estão sendo prejudicados
por líderes de um movimento sem escrúpulos!
Desculpe-me, se estou sendo grosseira, mas a adulteração de uma carta
nos dá todo o direito de difamá-los por coordenar um movimento que
perde suas características de legitimidade no momento em que abusam
de nossa boa vontade.
Chega de submissão! VAMOS DIZER NÃO A GREVE NO CAP! Exigir que o
direito a educação, previsto na Constituição e no estatuto da criança
e do addolescente seja preservado! Afinal, este tem que servir não só
para beneficiar a população de menores infratores!

Nilda Villalba, mãe de aluno do CAP, depois de várias greves cansada
de remar e continuar no mesmo lugar, ex-aluna da Universidade,
atualmente trabalhando no comércico como vendedora (se fizer greve,
não come!)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Carta aberta da APP a respeito do movimento Empty
MensagemAssunto: Re: Carta aberta da APP a respeito do movimento   Carta aberta da APP a respeito do movimento Icon_miniposted

Ir para o topo Ir para baixo
 
Carta aberta da APP a respeito do movimento
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Carta Aberta a Todos
» Carta aberta à comunidade do CAp UERJ - de Walter e Pablo
» Objetivos deste GT - movimento greve
» Sobre a carta do CAp
» Paralisação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
APPCApUERJ :: Indice do forum APP CApUERJ :: Grupos de Trabalho :: Movimento de Greve-
Ir para: